O cenário atual, com o aprofundamento da crise hídrica e energética, trouxe impactos para a indústria em diversos segmentos. E, agora, mais do que nunca, as organizações devem pensar em soluções para reduzir o consumo de energia e obter maior sustentabilidade na operação, alinhadas às estratégias de ESG que se tornaram vitais no ambiente corporativo. Mas, o enorme desafio também se transforma em um momento de oportunidade única, onde as empresas podem pensar em soluções práticas para reduzir custos, poupar energia e implantar melhorias na operação. Entre elas, com a adoção de soluções lubrificantes de alto desempenho.
O CEO da Klüber Lubrication América do Sul e Austrália, Enrique Garcia, destaca que hoje, diante do contexto de crise, há uma discussão intensa no mercado e nas empresas sobre a importância da implantação das políticas de ESG, boas práticas para o meio ambiente e sustentabilidade. E a Klüber Lubrication trabalha em conjunto com os clientes de forma pragmática para resolver seus desafios, colaborando ativamente na redução de consumo, de gastos e na implantação de boas práticas.
Desde 2009, a Klüber Lubrication Brasil assumiu uma posição de vanguarda com o projeto de Eficiência Energética (EE) e Sustentabilidade, desenvolvido e aprimorado com sucesso, sendo replicado para outras plantas ao redor do mundo. Irajá Ribeiro, Consultor Global Sr. de Sustentabilidade e Eficiência Energética, comenta sobre o Klüber Energy Efficiency Monitoring, que mede e comprova resultados com a mudança dos lubrificantes tradicionais para os de alto desempenho nos equipamentos, em que o ganho pode ser de 4% a 5% em média; além do novo software de análise de dados EEsy, que utiliza modelos matemáticos avançados para comprovar ganhos que podem chegar a milhares de reais por ano. A metodologia é comprovada globalmente por meio de diversas certificações.
Apesar dos riscos que a crise energética traz, de parada real das operações de uma planta, este é um momento-chave, motivador para a adoção de mudanças. Com a expertise da empresa de 50 anos de mercado no Brasil e os valores sólidos passados pelo Grupo Freudenberg, de responsabilidade social e com o meio ambiente, cumprimento à legislação e às regras de compliance, a Klüber Lubrication pode ajudar seus clientes que estão com o ESG na agenda e querem fortalecer suas estratégias de Eficiência Energética e Sustentabilidade. “Uma medida efetiva é conectar essas conversas que acontecem nos Board Rooms com ações específicas e concretas, com foco na melhoria das operações industriais”, completa Enrique Garcia.
É possível promover uma colaboração efetiva por meio da redução no consumo dos lubrificantes e na redução do consumo de energia a partir de práticas que reduzem o footprint e o handprint dos clientes, causando menos impacto no meio ambiente.
Mas como os clientes podem aprender com esse olhar e pensar em implantar projetos de EE e Sustentabilidade? Essa é uma das perguntas sempre levantadas pelo Diretor do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Heiko Spitzeck. Para Enrique Garcia, a melhor forma é começar por um projeto menor, de pequeno porte, colocá-lo em prática, avaliar e corrigir. Para que depois possa ser replicado para áreas ou equipamentos maiores. Mas que, também, gerem resultado para a empresa. “Procurar os parceiros certos no mercado, como nós, também é importante”, destaca. Irajá Ribeiro também lembra que quando o projeto de Eficiência Energética começou, em 2009, ele abrangia apenas máquinas pequenas e de baixa complexidade. “Encaramos muitos desafios desconhecidos mas, com a prática, fomos aprimorando outros aspectos, como melhoria operacional, payback, resultados financeiros etc. E isso vale também para as empresas”, aponta.
E, se hoje, a Sustentabilidade e a Eficiência Energética ganham cada vez mais relevância dentro das organizações, é porque passa também pela cultura organizacional, a forma como a empresa enxerga o intraempreendedorismo, a inovação e a capacidade de execução, colocando as ideias em prática, com projetos-piloto, por exemplo. “A possibilidade de errar é alta, mas a chance de aprendizado também. Para nós, desenvolver negócios é desafiador e exige muita resiliência. E resiliência é um aspecto fundamental nessa jornada”, comenta Enrique Garcia.
Por isso, a confiabilidade que a Klüber Lubrication Brasil traz é um grande diferencial, pois gera eficiência nas operações e ainda ajuda os seus clientes a economizar energia. “Um projeto que poupa energia e se paga em 1 ano, é bom para todos. E ainda gera novas oportunidades para pessoas que pensam igual a você. Essa é a vantagem de se pensar em Sustentabilidade de forma atrativa”, destaca o consultor global sênior Irajá Ribeiro.
Como conclui o CEO Enrique Garcia: “Começar algo sempre dá um frio na barriga, mas dá resultados. Por isso, colaboramos com as empresas sem medo de fazer acontecer. E uma dica: conectar meio ambiente com sustentabilidade e ESG dá certo!”
Para saber mais informações ou se tiver interesse em iniciar essa jornada sustentável com a Klüber Lubrication Brasil, entre em contato com Irajá Ribeiro no e-mail iraja.ribeiro@br.klueber.com. Para assistir ao webinar sobre o assunto na íntegra, clique aqui.