A indústria 4.0 é marcada por modernizar os processos industriais, com o objetivo de torná-los mais eficientes e aumentar a capacidade produtiva da companhia.
Nessa premissa aparece o monitoramento online de ativos, cujo intuito é acompanhar em tempo real as condições dos equipamentos críticos ao processo. Tal técnica pode ser aplicada na manutenção preditiva e utiliza sensores acoplados à máquina que medem: vibração, velocidade RMS, temperatura, consumo de energia e horímetro.
Sendo assim, o monitoramento online pode ser considerado o casamento perfeito entre Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Já que todos os dados são coletados, analisados e posteriormente serão transformados em gráficos e informações que representarão o desempenho e o estado em que seu ativo se encontra.
O acesso a essas informações remotamente traz não só facilidade para o time de manutenção, como também melhor poder na tomada de decisão. Isso porque por meio dele é possível identificar antecipadamente anomalias e agir antes que um problema maior aconteça.
O monitoramento online proporciona ainda vantagens como ter mais controle sob o ativo, prolongar sua vida útil, diminuir os gastos com manutenção, automatizar atividades que antes eram feitas manualmente e aumentar sua confiabilidade.
Como você sabe, quanto maior a confiabilidade de um ativo, menor a probabilidade de falhas e maior a conservação das características e estruturas. Seguindo a priori, se o intervalo entre as ações for curto, a indisponibilidade e o custo tendem a aumentar significativamente. Isso contribui para a baixa produtividade da equipe. Por isso, é fundamental ter uma estratégia voltada para as manutenções periódicas dos equipamentos e realizar a definição de período baseado em informações em tempo real, afinal com o monitoramento online, você tem informações todos os dias da semana em tempo real.
Quando algum comportamento anômalo é identificado, o time é avisado imediatamente, via rede móvel (3G/4G), por celular ou email, sem a necessidade de passar pelo WiFi industrial, já que as informações são criptografadas, garantindo a segurança da sua empresa. A partir daí podem ser identificadas falhas leves, graves e mudanças de operação.
Dentre as identificadas destacamos:
● Desgastes mecânicos;
● Desbalanceamento;
● Desalinhamento;
● Folga mecânica;
● Picos anômalos;
● Engrenamento;
● Falha de rolamento;
● Falta de lubrificação;
● Deposição;
● Desgaste de filtros;
● Cavitação.
Usar um sistema de monitoramento online de ativos, como o da TRACTIAN, é possível ir além das operações essenciais. As atividades industriais, como planejamento, controle, desempenho operacional e produtividade são potencializadas já que você tem mais visibilidade sobre as máquinas e rápido poder de decisão sobre os processos.
Para conhecer mais sobre o sistema de monitoramento online TRACTIAN entre em contato conosco.