Há 25 anos atrás, em 1996, a Klüber Lubrication Munique foi a primeira empresa na cidade a ter a sua Gestão Ambiental certificada pelo Eco-Management and Audit Scheme da União Europeia (EMAS). A KLM ainda recebeu o Prêmio Ambiental da cidade de Munique.
Veja o que alguns colaboradores envolvidos no projeto falaram sobre esta importante conquista, que estimulou ações nas plantas da empresa ao redor do mundo:
Dr. Günther Bodesheim – Gerente de Qualidade de 1991 a 2002:
Na época em que se começou a pensar na certificação EMAS em Munique, a Klüber Lubrication já havia feito muito pela proteção ambiental. As equipes de vendas utilizavam este fator como um argumento de venda pois, ao usar os lubrificantes, os clientes podiam evitar perdas de energia, os componentes permaneciam operacionais por mais tempo e as valiosas matérias-primas eram conservadas ao longo de toda a cadeia de valor agregado.
A proteção ambiental também era uma alta prioridade em toda a organização. Foi introduzido um sistema de gerenciamento de produtos químicos desde o início. À medida que os edifícios residenciais e comerciais se aproximavam cada vez mais da unidade de produção da empresa, que era apenas um novo projeto quando foi construída, investiu-se em medidas de proteção ambiental elaboradas, como calhas de coleta de água para combate a incêndios e sistemas de exaustão de ar.
A gestão da qualidade, que já existia estava em funcionamento a essa altura, deu uma base estrutural sólida para atender aos rigorosos requisitos do EMAS, como uma declaração ambiental aberta e disponível ao público. Nessa declaração, ilustramos onde estamos, mas também o que queremos alcançar além disso. Trabalhar em uma declaração ambiental foi definitivamente um esforço que valeu a pena, pois levou a discussões aprofundadas sobre os objetivos de proteção ambiental da Klüber Lubrication.
Como resultado, ficou claro para todos que, quando se trata de proteção ambiental, não se pode esperar até que algo seja legalmente exigido, mas que certos desenvolvimentos devem ser abordados de forma proativa.
Essa tem sido a posição da empresa desde então. O EMAS também deu à Klüber Lubrication o comprometimento com algo que consideramos igualmente importante: melhorar continuamente os esforços de proteção ambiental em todo o mundo.
Markus Hermann – Gerente de Qualidade, Chefe de Proteção Ambiental e de Segurança do Trabalho de 2002 a 2007; Gerente de Sustentabilidade desde 2020:
Quando a Klüber Lubrication decidiu obter a certificação EMAS, eu trabalhava para a empresa de auditoria que realizava a certificação. Fiquei impressionado com a determinação da empresa em se tornar uma pioneira nessa área. As condições para isso eram favoráveis, devido à elevada prioridade que a empresa atribuiu em cumprir suas responsabilidades em todas as atividades.
Depois que me juntei à Klüber Lubrication, os sistemas de gestão anteriormente separados foram combinados para formar um único sistema de gestão orientado para a qualidade, proteção ambiental e segurança do trabalho, chamado de QUA. Também, foi gerado um mapa de processo digital. Com apenas alguns cliques, todos agora podiam ver como estavam estruturados todos os processos e quem era o encarregado por cada Além disso, uma rede global QUA foi estabelecida.
Os pontos-chave para a melhoria contínua foram a construção de uma cultura global de KPIs – porque você só pode melhorar o que pode medir – e estar disposto a aprender uns com os outros.
Em minhas outras funções, sempre me empenhei em tornar os processos mais eficientes e, assim, contribuir indiretamente para uma maior sustentabilidade. Porque a eficiência geralmente anda de mãos dadas com a preservação de recursos, menos estresse e menor risco. O sistema Lean Sigma foi usado para reduzir a taxa de resíduos, desperdícios ou fretes aéreos em plantas individuais, por exemplo. Hoje, como Gerente de Sustentabilidade desde 2020, me sinto feliz por desenvolver essa cultura de sustentabilidade que cresceu ao longo de mais de 25 anos.
Michael Thierbach – Proteção Ambiental e Segurança do Trabalho de 2000 a 2016; Gerente de Qualidade, Proteção Ambiental e Segurança do Trabalho desde 2007:
Antes de eu assumir a gestão do departamento de QUA, conduzia a fusão dos sistemas de gestão da qualidade, proteção ambiental e segurança do trabalho em Munique e nas plantas internacionais. O EMAS foi um dos alicerces desse esforço, que impôs padrões elevados e permitia muito pouco comprometimento e risco. Essas demandas continuaram a ser atendidas após a mudança para o padrão mundial de performance ISO 14001. Desde então, meu objetivo sempre foi criar um conceito integral de qualidade, proteção ambiental e segurança no trabalho.
A proteção do meio ambiente e dos colaboradores e a garantia da qualidade de todos os produtos e processos são um conceito único que pode ser alcançado e continuamente aprimorado em um único sistema. Os fatores-chave são as matérias-primas e os processos de produção. Isso deve ser mantido em mente o tempo todo!
Tenho estado continuamente preocupado com um maior nível de identificação e participação de todos os envolvidos com os desafios da qualidade, proteção ambiental e segurança do trabalho. Conseguir isso requer não apenas encontrar e eliminar os riscos, mas também encontrar suas causas. É importante para mim comunicar isso de forma transparente dentro da Klüber Lubrication, da divisão FCS e do Grupo Freudenberg.
O mesmo se aplica à minha tarefa de sensibilizar os responsáveis da planta sobre os seus deveres em relação a esses três aspectos, fazendo-os perceber que isso também lhes diz respeito e, ao mesmo tempo, apoiando-os com suas responsabilidades. Por último, mas não menos importante, estou muito empenhado em estabelecer uma colaboração estreita com o Grupo Freudenberg. Pude me envolver com o Grupo desde o início, como membro de comitês e grupos de trabalho e tive a oportunidade de trabalhar em seus Padrões Ambientais 1 e 2 em 2006, entre outras coisas. Para nós, esta colaboração representa apreciação mútua e oportunidade ao mesmo tempo.
Jonathan Birschel – Gerente de Sustentabilidade de 2017 a 2020:
Na minha posição como Head de Sustentabilidade Corporativa da Freudenberg, eu já havia percebido duas medidas implementadas pela Klüber Lubrication que considerava particularmente avançadas em termos de sustentabilidade.
Primeiro, um scorecard RD que definiu critérios de sustentabilidade para o desenvolvimento de novos lubrificantes e, segundo, como a Klüber Energy Services ajudava os clientes a economizar energia com nossos produtos.
Esse foi o ponto de partida, porque era importante poder medir, avaliar e melhorar o handprint nos clientes. Essa meta continuou a ser perseguida no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de portfólio de produtos. Agora, foram incluídos critérios de sustentabilidade nas avaliações anuais desse portfólio. Além disso, há um trabalho conjunto com o Conselho de Administração para desenvolver objetivos de longo prazo para o footprint e handprint.
Era muito importante para mim integrar a sustentabilidade nos processos existentes – baseado nos fatos e na convicção de que as empresas podem fazer mais do que apenas causar menos problemas, eles são parte da solução.
Ainda há muito potencial de sustentabilidade a ser explorado em toda a cooperação com fornecedores, mas ainda mais potencial está no trabalho com os clientes, que usando lubrificantes personalizados podem evitar muitas vezes nosso próprio impacto ambiental.
O EMAS europeu e seu equivalente internacional, o padrão ISO 14001, estabeleceram um nível muito alto de proteção ambiental na Klüber Lubrication desde o início. A planta da empresa na Itália foi certificada já em 1995. A enorme importância dos sistemas de gestão para a melhoria contínua foi reconhecida rapidamente. Como resultado, todas as plantas produtivas em todo o mundo foram certificadas antecipadamente de acordo com os padrões específicos aplicáveis a elas – sejam eles de qualidade, segurança e, acima de tudo, proteção ambiental!
Saiba mais sobre a Klüber Lubrication.