Downtime: conheça 5 maneiras efetivas de evitar o problema

Um dos maiores pesadelos que os times de manutenção enfrentam nas plantas industriais é o downtime (tempo de inatividade) dos ativos. Causado geralmente por problemas inesperados, o downtime pode causar prejuízos à indústria, uma vez que máquinas paradas influenciam diretamente na produtividade.

Estima-se que o downtime pode reduzir entre 5% e até 20% da capacidade produtiva de uma indústria, sem contar os custos de suporte e manutenção das máquinas que ficam paradas.

Além da perda de capacidade, outros prejuízos incluem indisponibilidade dos equipamentos para a produção, gargalos que influenciam diretamente na expectativa de vendas, despesas gerais de mão de obra e considerável perda de tempo para reparos.

Diante de todos estes problemas, adotar estratégias para reduzir o downtime é imprescindível para manter o bom desempenho de uma planta industrial. Confira abaixo cinco dicas que irão ajudá-lo a eliminar o tempo de inatividade dos seus equipamentos.

1. Adote um planejamento de manutenção

Um plano de manutenção é essencial para prevenir a deterioração dos ativos em uso, gerenciar riscos de falhas, garantir a disponibilidade das máquinas e, assim, reduzir o downtime. Comece estabelecendo as atribuições de tarefas e métricas e utilize indicadores de desempenho para melhorar os seus resultados.

2. Deixe de apagar incêndios

Prevenir falhas inesperadas é muito mais conveniente que ter gastos não planejados para consertá-las. Para evitar as paradas fora de hora, é recomendável contar com as manutenções preventiva e preditiva, que permitem o planejamento de acontecimentos que podem vir a gerar falhas.

3. Inclua paradas de manutenção no cronograma

Eventuais paradas fazem parte das rotinas de manutenção. Inclui-las no cronograma é essencial para otimizar o trabalho das equipes. Uma forma de executar tal tarefa é criar ordens de serviço específicas para estas paradas. Com a solução da TRACTIAN, é possível otimizar ainda mais esta rotina, automatizando suas ordens de serviço e garantindo mais segurança à sua indústria.

4. Adote equipamentos de monitoramento

Por meio do monitoramento de ativos você consegue informações detalhadas sobre velocidades RMS, horímetro, vibração, temperatura e consumo de energia. Sensores IoT, como os da TRACTIAN, coletam tais dados e conseguem identificar possíveis problemas que podem desencadear falhas e até mesmo a quebra de equipamentos.

5. Implemente o monitoramento online na sua planta

Com o uso de plataformas de monitoramento online é possível ampliar as atividades além das inspeções regulares, assegurando uma operação eficiente e evitando paradas repentinas e prejuízos que tais interrupções podem causar.

A solução da TRACTIAN, por exemplo, foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o dia a dia do gestor de manutenção, identificando inúmeros tipos de anomalias e gerando insights capazes de evitar as falhas inesperadas e, consequentemente, o downtime, garantindo uma otimização de até 50% do tempo de inatividade nos ativos monitorados.

Ficou interessado? Entre em contato com a TRACTIAN e agende uma demonstração.

Realização:

Apoio: