Classificação de Ordens de Serviço e Seus Indicadores
Classificar as ordens de serviço (OS) é fundamental para uma melhor gestão da manutenção dos ativos e dos recursos empregados na manutenção.
A ordem de serviço permite que processos de trabalho fiquem mais fáceis de gerenciar, assim diminuindo os custos de operação.
Empresas mais experientes na manutenção dos seus ativos físicos costumam classificar as ordens de serviço quanto ao seu status e tipo.
O status da ordem de serviço diz respeito as fases de transições que uma OS pode percorrer ao longo de sua execução.
Uma empresa pode definir dezenas de status para uma OS, de acordo com o planejamento da execução do serviço. Entre os status mais comuns podemos citar: OS Paralisada, OS Em Execução, OS Cancelada, OS Aguardando Aprovação, entre outras.
Cada status podem estar atrelados a marcos e a fases dentro da execução de uma OS.
A classificação dos tipos de ordem de serviço tem a ver com sua categorização. Esse recurso é comumente utilizado para agrupar e organizar as OS’s. Uma empresa pode criar categorias especificas para agrupar as ordens de serviço.
OS’s também podem ser classificadas de acordo com o seu perfil de manutenção: Corretiva, Preventiva ou Preditiva.
Classificar de forma estratégica as ordens de serviço, pode ser importante para a obtenção de indicadores chaves.
Sistemas de informação como o Hefx (Solução de Gestão Ativos), facilitam a classificação das ordens de serviços gerando assim KPIs importantes e necessários para uma eficiente tomada de decisão.
Através dos indicadores é possível quantificar ordens críticas de acordo com a classificação, possibilitando ao gestor enxergar de maneira clara o número de OS’s em status, fases ou marcos que impossibilitam o andamento da manutenção.
Os indicadores podem mostrar a quantidade de ordens corretivas com relação ao número de ordens preventivas. Um número absurdamente grande de OS’s do tipo corretiva pode representar um aumento nos custos de manutenção.
É possível também enxergar a quantidade de ordens de serviço que estão dentro e fora do prazo de execução e seu total.
Classificando as ordens de serviço através de sistemas informatizados que tratam da manutenção de ativos, será possível obter controle em cima de grupos específicos de ordens de serviços, melhorando a sua gestão e otimizando o processo de execução.
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Ronaldo Filho