CMMS: saiba tudo sobre o software de Gestão da Manutenção
Garantir a disponibilidade dos ativos e a qualidade da produção em uma indústria é fundamental para o seu desenvolvimento e reputação. No setor de manutenção, uma gestão eficiente e assertiva é peça-chave neste processo.
Um bom planejamento de atividades, seguido do acompanhamento diário da saúde dos ativos, evita gastos excessivos e situações de emergência com reparos de falhas inesperadas.
Para estabelecer uma rotina de manutenção intuitiva e produtiva é possível recorrer a sistemas de monitoramento e gestão de ativos. O CMMS (Computerized Maintenance Management System), ou Software de Gestão da Manutenção, em português, é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das indústrias e cuja função é harmonizar operações de planejamento, controle, desempenho operacional e produtividade.
Como funciona o CMMS?
A principal função do CMMS é automatizar as operações e atividades de manutenção. Com ele, é possível otimizar rotinas, acompanhar processos de manutenção, gerir equipes, coletar dados, produzir relatórios e controlar melhor os custos, tudo isso sem precisar interromper a produção.
Ao interpretar dados de forma certeira e indicar a melhor tomada de decisão para determinada anomalia que possa surgir, o software torna o dia a dia do gestor de manutenção mais fácil. Esse tipo de plataforma reúne ainda ferramentas que possibilitam a visão geral de ativos, emissão de ordens de serviço, relatórios técnicos, entre outros.
Um exemplo dessa ferramenta é o TracOS™, o CMMS da TRACTIAN, que envolve uma combinação de gestão de ativos, monitoramento online e OEE (Overall Operations Effectiveness em inglês, em português Eficiência Global de Equipamentos).
Com ele o gestor terá informações precisas sobre as máquinas, como: próxima troca de componentes ou peças, quais atividades poderão ser priorizadas, acompanhamento do status do ativo e geração de ordem de serviços automatizadas.
Além de poder criar e customizar checklists para padronizar e garantir que todas as tarefas criadas dentro da ordem de serviço sejam realizadas, otimizando assim os planos de manutenção e as rotinas de atividades.
Ferramenta de monitoramento online da TRACTIAN – TracOS™
Vantagens de adotar o CMMS
Agora que você já sabe como funciona o software de gestão da manutenção, é hora de conhecer as vantagens e benefícios que fazem com que este sistema seja essencial na sua indústria:
Dados em tempo real
O acesso a informações 24 horas por dia, todos os dias da semana, garante maior controle ao gestor sobre os processos de manutenção, fazendo com que as rotinas tornem-se mais dinâmicas, assertivas e eficazes.
Dados reais e concretos proporcionam mais agilidade nas tomadas de decisão, uma vez que o CMMS garante ainda uma visão ampla da árvore de ativos.
Análises técnicas mais assertivas
A geração de dados automáticos garante mais assertividade aos laudos técnicos, além de uma melhor definição das estratégias de manutenção dos ativos de uma planta industrial.
Usando o CMMS não é preciso fazer a interpretação de contas difíceis, o próprio sistema gera automaticamente laudos assertivos, garantindo a acuracidade dos dados e identificando a necessidade de intervenções com manutenção.
Redução de custos
O monitoramento em tempo real permite aos gestores a identificação de possíveis anomalias nos ativos ainda em seu estágio inicial, o que permite a ação de forma preditiva para evitar possíveis quebras ou falhas no ativo. Isso garante uma redução considerável de gastos com manutenção, substituindo as corretivas por preventivas e preditivas.
Maior produtividade
Tendo a tecnologia como aliada no fornecimento de dados e nas tomadas de decisão, há um aumento na produtividade da planta, tanto em relação às equipes de manutenção quanto à linha de produção em si.
Além de reduzir os custos com manutenção, o software ainda contribui para a maior segurança das equipes de manutenção, minimizando o estresse e a pressão dos times em “apagar incêndios” com paradas inesperadas
Para conhecer mais sobre o TracOS™, entre em contato com um especialista da TRACTIAN e tire todas as suas dúvidas sobre o software de gestão da manutenção.