SKF: Usabilidade, Tecnologia e Inovação
O foco da SKF nas necessidades de seus clientes muda constantemente a maneira como são conduzidas as atividades de pesquisa e desenvolvimento.
A SKF já não é mais apenas uma empresa de vendas de produtos, mas sim um fornecedor de soluções inteligentes e inovadoras com objetivo de maximizar o tempo de funcionamento das máquinas e a vida útil dos componentes.
Esta mudança de estratégia reflete em desenvolvimentos que buscam tornar as ferramentas mais acessíveis e com melhor usabilidade, permitindo serviços ágeis, precisos e com rastreabilidade para todo o setor industrial.
Usabilidade
Tornar os produtos cada vez mais acessíveis e fáceis de usar – Este é um compromisso da SKF com o setor produtivo do país. Com base nisto, a SKF disponibiliza diversos produtos com soluções integradas, por exemplo: Caixas de Mancais com vedação e acesso ao app “SKF Bearing Assist.” para fornecer todas as orientações de montagem. Esse aplicativo entrega aos usuários um passo a passo para uma perfeita montagem, além de permitir que o usuário gere um relatório de instalação, que pode ser armazenado pelo time de manutenção ou ser mantido na nuvem da SKF. A empresa também está desenvolvendo novos produtos projetados com a usabilidade em mente, como caixas de mancais que indicam ao operador quando estão desalinhadas.
Aprender com os dados
A SKF também está fazendo bom uso das grandes quantidades de dados gerados pelos sensores instalados pelo mundo. Os rolamentos podem ser equipados com sensores que medem temperatura e vibração. As máquinas conectadas e ferramentas de gerenciamento podem gerar registros importantes de como o equipamento é utilizado e mantido. Porém, transformar todos estes dados em informações é o grande desafio.
“Nossos engenheiros são especialistas em analisar dados de desempenho, mas a SKF produz bilhões de rolamentos todos os anos. Quando começamos a considerar a aplicação dessas abordagens a tudo o que fazemos, logo ficou óbvio que a tarefa era grande demais até para um exército de analistas humanos. A única maneira de fazer isso é com inteligência artificial.”
Baseada nesta demanda do mercado, a SKF desenvolveu uma colaboração com a start-up israelense Presenso, e diante dos excelentes resultados, acabou adquirindo a empresa em 2019.
Os clientes SKF já estão se beneficiando da tecnologia da Presenso, que pode filtrar automaticamente os dados gerados por uma planta fabril, identificando os problemas e oportunidades. No entanto, o verdadeiro diferencial deste tipo de tecnologia está em integrar os dados de várias fábricas diferentes e impulsionar a assertividade do diagnóstico.
Os engenheiros da SKF passam muito tempo investigando produtos com falhas em campo, no entanto, a esmagadora maioria dos produtos não falham, geralmente duram mais do que as máquinas em que são instalados. Ao analisar grandes populações de rolamentos em campo, a tecnologia de IA pode identificar os problemas específicos associados às taxas mais altas de falha. Isso ajuda a SKF ajustar sua pesquisa e melhorar o desempenho das máquinas dos clientes.
Inovação em tempos de crise
Embora esta nova estratégia já estivesse em desenvolvimento antes da pandemia de coronavírus, a crise foi propulsora para as novas mudanças.
Foram antecipados os lançamentos de novos produtos e serviços, como o aplicativo “Bearing Assist”, para entregar um suporte de qualidade aos clientes. Com o Bearing Assist, até mesmo um colaborador sem experiência pode trabalhar como especialista.
O sucesso do “Bearing Assist” e de outros projetos desenvolvidos durante a pandemia também acelerou a transição da SKF para uma abordagem mais rápida de pesquisa e desenvolvimento
“Geralmente, tínhamos um planejamento rígido delineando nossos planos até cinco anos no futuro”, diz Victoria van Camp, CTO e Presidente de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da SKF. “Agora, nossas equipes de P&D estão muito mais concentradas em lidar com os desafios mais urgentes dos nossos clientes, para lançar novas soluções em semanas ou meses.”
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